quarta-feira, 26 de maio de 2010

PARA RELAÇÕES PÚBLICAS E CERIMONIALISTAS......CURSO

Os mistérios do cerimonial e protocolos desvendados na Uerj
A partir do dia 12 de junho, a Faculdade de Comunicação da Uerj oferecerá o Curso de Extensão Organização de eventos, cerimonial e protocolo, ministrado pela mestre em Comunicação Vania Fortuna. Em 10 aulas, o curso abordará a importância estratégica dos eventos corporativos, apresentando-os como importante ferramenta de comunicação para solidificar a imagem das organizações e sua aproximação com os seus públicos de interesse.
Além do teor estratégico e organizacional dos eventos, o curso irá tratar dos assuntos do dia a dia de sua produção (como elaboração de projetos e check-list, captação de patrocínio, programação visual ordem de precedência, tratamentos de convidados e hasteamento de bandeiras — dúvidas (e gafes) freqüentes de quem trabalha com eventos — não serão mais problema para quem freqüentar o curso.
Com mais de 20 anos de experiência em organização de eventos empresariais, Vania Fortuna teve como tema de mestrado os mega eventos e atualmente é professora de Comunicação. O Curso de Extensão Organização de eventos, cerimonial e protocolo acontecerá de 12 de junho a 14 de agosto, no campus Maracanã da Uerj, das 9h às 12h30. Ao todo, serão disponibilizadas 25 vagas. Para se inscrever, os interessados deverão acessar o site www.cepuerj.uerj.br ou ir à secretaria do Centro de Produção da Uerj – CEPUERJ (Campus Maracanã - 1º andar – Bloco A – Sala 1006).


Inscrições: de 05 de maio a 9 de junho
CEPUERJ - Campus Maracanã: Rua São Francisco Xavier, 524, 1º andar – Bloco A – Sala 1006
www.cepuerj.uerj.br

Valor: R$ 700 (ou matrícula de R$ 100 e 2 parcelas de R$ 300,00)
Desconto de 30% nas parcelas para membros do Conselho Regional de Relações Públicas
Desconto de 20% nas parcelas para alunos e ex-alunos da Faculdade de Comunicação da Uerj


Duração: 30h (12 de junho a 14 de agosto)

Conteúdo programático:
Comunicação Organizacional:
§ Introdução com uma visão geral de comunicação organizacional; Imagem e identidade corporativa e Endomarketing.

Eventos:
§ Conceito (sua importância para a sociedade e para o profissional de comunicação); Perfil do profissional de eventos; Classificação e tipos de eventos; Planejamento; Elaboração de projetos; Captação de patrocínio; Estratégias; Formas de divulgação; Programação visual; Operacionalização e logística; Relatório de avaliação e Marketing de eventos.

Cerimonial e Protocolo:
§ Conceito e sua importância para o sucesso do evento; Ordem geral de Precedência; Formas de tratamento; Ambientação do local (tipos de mesa e suas variadas composições); Recepção e atraso de autoridades; Protocolo de bandeiras; Hinos; Placas inaugurais; Trajes; Serviços de alimentação; Mestre de cerimônias; Texto para locução e Etiqueta.

Contato: Laboratório de Pesquisa Mercadológica e de Opinião Pública (LPO)
(21) 2334-0500 / (21) 2334-0803
cext.lpo@gmail.com

Comunicação Pública: audiências Públicas do Poder Legislativo de Santa Maria

A Audiência Pública é uma forma de participação do “povo” nas decisões, na fiscalização e na elaboração de projetos, bem como a troca de informações e o exercício da cidadania juntamente aos vereadores de Santa Maria. A realização de Audiências Públicas na Câmara de Vereadores de Santa Maria é um acontecimento constante, proposta por vereadores, pelas comissões e também pela comunidade. No entanto, a participação do público de interesse na audiência publica ainda é considerada baixa. Assim, torna-se necessário à efetuação de estratégias de comunicação pública para a mobilização dos públicos para a realização das audiências públicas, exercendo o direito democrático do “povo” participar.
Há muito s cidadãos que deveriam participar e talvez não sejam atingidos ou não tomam conhecimento da realização da audiência pública. Grunig (2009) afirma que uma organização estabelece relacionamentos com públicos quando as suas atividades têm conseqüências para esses públicos, ou quando os públicos afetam a organização, isto é, quando há uma relação de influência entre as partes (2009, p.33)
Para a efetiva comunicação pública, principalmente do “público-alvo” para as audiências públicas, não basta apenas a simples difusão de informações, como o envio de convites e relises a imprensa. È necessário um planejamento estratégico e ações de relações públicas voltadas para este segmento, às audiências públicas, com o objetivo de mobilizar e fazer com que a CMVSM estabeleça a cidadania, a democracia e junto aos interesses públicos.
Para que o Legislativo seja transparente e democrático é preciso que os cidadãos participem e opinem. Para a efetivação deste propósito existe a necessidade de mobilização por parte dos públicos de interesse, cidadãos. A mobilização ocorre quando um grupo de pessoas, uma comunidade ou uma sociedade decide e age, com um objetivo comum, buscando, quotidianamente, resultados decididos e desejados por todos (TORO e WENERCK, 2004, p.13).
A comunicação pública é realizada com base no diálogo com o objetivo de atingir o interesse público. Segundo BRANDÃO(2007), uma das áreas que trata a comunicação pública é a comunicação de organizações com seus públicos com objetivo de construir uma identidade e imagem através de um planejamento estratégico de comunicação.
Através de uma audiência pública é possível efetuar uma decisão política e legal com transparência e principalmente legitimar os processos administrativos. No Poder Legislativo este processo esta aberto a todos os cidadãos que desejam se manifestar e participar das decisões. Assim, a comunicação pública viabiliza o direito social coletivo e individual ao diálogo, à informação e expressão, relacionadas a temas de interesse públicos. A Câmara de Vereadores de Santa Maria á um espaço público, um local onde deve existir a troca de informações, debates, discussões que promovam e atenda as necessidades do cidadão.
A contribuição das relações públicas é identificar o conjunto de problemas e soluções possíveis e trazer para a arena da gestão estratégica. Assim, Grunig, diz que, os profissionais de Relações Públicas identificam conseqüências de decisões e a presença de públicos mediante a análise de cenários e o gerenciamento de assuntos emergentes. Neste caso, audiência pública é o assunto emergente da assessoria, onde as relações públicas têm por objetivo planejar e programar estratégias que estabeleçam relacionamentos com os públicos envolvidos, ou seja, mobilizar os mais diferentes grupos de pessoas e associações.
A realização de audiências públicas pelo Poder Legislativo esta prevista na Legislação Brasileira, bem como no regimento interno da CMVSM, os quais legitimam esta mobilização. Observa-se que muitos cidadãos usam desta oportunidade para exercer o direito de participar, opinar e debater temas importantes para o município junto aos vereadores do legislativo, fazendo com que o município seja cada vez mais democrático. Ressaltando que na lei, as audiências públicas possuem um caráter consultivo, podendo o legislativo apenas analisar as opiniões. O processo administrativo ganha maior visibilidade e legitimação através da lei nº 9.784 de 1999 que programa a função administrativa no Poder legislativo, que realizará audiências públicas no moldes da lei. Com isso, observa-se a função das audiências públicas em orientar no processo do Poder Legislativo e alicerçando os parlamentares com conhecimentos das opiniões e da realidade vivenciada pelos publico de interesse das questões abordadas, proporcionando desta forma um adequado exercício das funções institucionais dos vereadores de Santa Maria.


Referências

GRUNING, James E. FERRARI, Maria Aparecida. FRANÇA, Fábio. Relações Públicas: teoria,contexto e relacionamentos. 1ª ed. São Paulo: Difusão Editora, 2009.

TORO A, José Bernardo. WERNECK, Nísia Maria Duarte. Mobilização Social: Um modo de construir a democracia e a participação. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

KUNCH, Margarida M. Krohling, KUNSCH, Waldemar Luiz. Relações públicas comunitárias – A comunicação em uma perspectiva dialógica e transformadora. Summus Editorial, 2007.

Regimento Interno. Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria. 2009. Santa Maria – RS.

Constituição: República Federativa do Brasil. Brasília: Centro Gráfico do senado Federal, 1988

sábado, 22 de maio de 2010

Comunicação Publica: identidade institucional e a promoção da cidaddania



 CHAGAS, Daiana Weber
Nos últimos anos, devido a escândalos, perca de credibilidade, falta de esclarecimentos nas finanças publicas, fez a administração pública perceber a  necessidade em se comunicar com os cidadãos, bem como trabalhar com estratégias de comunicação voltadas para diferentes os segmentos. Profissionais de Relações Publicas compõem cada vez mais as Assessoria de Comunicação e Relações Públicas em administrações públicas, formatando uma nova imagem e conquistando visibilidade,  legitimando uma nova reputação.
Observamos a importância em que estas possuem ao mostrar uma nova identidade de administração, como o exemplo da Câmara de Vereadores de Santa Maria, que recentemente lançou seu Portal da Transparência, onde qualquer cidadão poderá ter acesso a todas as informações do Poder Legislativo, como diárias, contabilidade, noticias e os tramites de processos administrativos, Mas, esta ação ainda é apenas um passo para  uma administração publica mais democrática e transparente, muitas ações ainda devem ser tomadas por seu administradores. Estratégias e ações de comunicação devem ser  implementadas voltadas ao interesse público, bem como em prol da cidadania, transparência, esclarecimento e troca de  informações. Estas ações ainda são iniciais em órgãos públicos.
            O descrédito com a gestão publica, fez gestores e comunicadores reavaliar o posicionamento dos órgãos públicos, interagindo com a sociedade e revertendo esta visão de governantes e das gestões publicas diante suas formas de comunicação para com a  sociedade. Segundo estudiosos, autores e pesquisadores, espaço público se define como “de todos e para todos”. Assim, a comunicação pública viabiliza o direito social coletivo e individual ao dialogo, à informação e expressão, relacionadas a temas de interesse público. Espaço público é um local onde deve existir a troca de informações, debates, discussões que promovam e atenda as necessidades da sociedade.
O poder da imagem de uma organização, empresa ou instituição esta conseqüentemente ligada aos seus atos, suas ações e principalmente ao seu discurso. Empresas que possuem uma boa imagem, geralmente, são aqueles que exercem o seu papel de cidadã. A imagem é um produto, ou melhor, faz parte do negocio! E, é tanto construída pela organização, instituição, como pelos seus públicos.
De acordo com Wilson Gomes, a preocupação com a imagem pública tenha se tornado parte inseparável da prática política contemporânea. As tradicionais funções substantivas da política agregaram-se as funções relacionadas a imagem: produção, ajuste e administração.
Através da comunicação pública é possível estruturar uma sociedade cidadã e democrática, diminuindo as diferenças sociais, ampliando a participação e a divulgação do interesse coletivo. A ação de comunicação pública assume uma posição  cidadã nos processos de comunicação e  principalmente diante a participação da sociedade em assuntos de interesse publico.  As atividades de comunicação são atividades iniciais, primordiais para a implantação de políticas publicas.
 Cabe ao Relações Públicas em órgão públicos planejar  a  inserção de estratégias de  comunicação que atinjam o publico de interesse, voltadas para  as necessidades da população: informação, orientação e esclarecimentos sobre direitos, deveres e ações do poder público. O RP objetiva acima de tudo a transparência das ações do setor publico através de estratégias de comunicação, envolvendo os cidadãos de diversas formas. O RP através destas estratégias, proporciona visibilidade a instituição, bem como legitima  as ações organizacionais de interesse público.
            Conforme Simões (1995) as Relações Públicas vinculam-se aos objetivos políticos das organizações. No entanto, voltar-se para a opinião pública, indica uma nova forma de gestão adotada pelos Relações Públicas, principalmente em órgão públicos. A preocupação e a importância das relações sociais, da transparência das finanças públicas, das necessidades da comunidade, se voltam para estratégias de comunicação, onde a troca de informação e a  ação de cidadania,  proporciona  ao Relações Públicas e a instituição representada a construção de uma imagem e uma nova identidade de gestão e administração pública.
            As estratégias de Relações Públicas contribuem para a consolidação de uma participação cidadã nas políticas públicas. Conhecer  os anseios e entender a sociedade,  suas   necessidades e a  partir deste diagnostico enfatizar o objetivo de orientar as ações do poder público. Através de estratégias que atendam a opinião publica. Atuar em busca de um melhor relacionamento entre cidadão e instituição é uma tarefa constante de Relações Públicas que atua diariamente  com questões de interesse público. Segundo Kotler, as empresas precisam fazer malabarismos para equilibrar os sempre conflituosos critérios de lucros, satisfação das necessidades de consumidores e interesse público.Ao setor publico a missão de instigar os cidadão a exigirem os seus direitos, bem como   conhecer os seus deveres através de processos comuniciacionais.
COMUNICAÇÃO NÃO SE REDUZ AO SIMPLES ATO DE COMUNICAR.......
VEJO A COMUNICAÇÃO COMO UMA FERRAMENTA CAPAZ DE REVOLUCIONAR RELACIONAMENTOS ORGANIZACIONAIS!!!!!!!!!!!!!!

Capaz de enfrentar crisess!!!!!!!!!!!!.


USE DESTA PODEROSA ARMA............ COMUNIQUE-SE ESTRATEGICAMENTE!