sábado, 22 de maio de 2010

Comunicação Publica: identidade institucional e a promoção da cidaddania



 CHAGAS, Daiana Weber
Nos últimos anos, devido a escândalos, perca de credibilidade, falta de esclarecimentos nas finanças publicas, fez a administração pública perceber a  necessidade em se comunicar com os cidadãos, bem como trabalhar com estratégias de comunicação voltadas para diferentes os segmentos. Profissionais de Relações Publicas compõem cada vez mais as Assessoria de Comunicação e Relações Públicas em administrações públicas, formatando uma nova imagem e conquistando visibilidade,  legitimando uma nova reputação.
Observamos a importância em que estas possuem ao mostrar uma nova identidade de administração, como o exemplo da Câmara de Vereadores de Santa Maria, que recentemente lançou seu Portal da Transparência, onde qualquer cidadão poderá ter acesso a todas as informações do Poder Legislativo, como diárias, contabilidade, noticias e os tramites de processos administrativos, Mas, esta ação ainda é apenas um passo para  uma administração publica mais democrática e transparente, muitas ações ainda devem ser tomadas por seu administradores. Estratégias e ações de comunicação devem ser  implementadas voltadas ao interesse público, bem como em prol da cidadania, transparência, esclarecimento e troca de  informações. Estas ações ainda são iniciais em órgãos públicos.
            O descrédito com a gestão publica, fez gestores e comunicadores reavaliar o posicionamento dos órgãos públicos, interagindo com a sociedade e revertendo esta visão de governantes e das gestões publicas diante suas formas de comunicação para com a  sociedade. Segundo estudiosos, autores e pesquisadores, espaço público se define como “de todos e para todos”. Assim, a comunicação pública viabiliza o direito social coletivo e individual ao dialogo, à informação e expressão, relacionadas a temas de interesse público. Espaço público é um local onde deve existir a troca de informações, debates, discussões que promovam e atenda as necessidades da sociedade.
O poder da imagem de uma organização, empresa ou instituição esta conseqüentemente ligada aos seus atos, suas ações e principalmente ao seu discurso. Empresas que possuem uma boa imagem, geralmente, são aqueles que exercem o seu papel de cidadã. A imagem é um produto, ou melhor, faz parte do negocio! E, é tanto construída pela organização, instituição, como pelos seus públicos.
De acordo com Wilson Gomes, a preocupação com a imagem pública tenha se tornado parte inseparável da prática política contemporânea. As tradicionais funções substantivas da política agregaram-se as funções relacionadas a imagem: produção, ajuste e administração.
Através da comunicação pública é possível estruturar uma sociedade cidadã e democrática, diminuindo as diferenças sociais, ampliando a participação e a divulgação do interesse coletivo. A ação de comunicação pública assume uma posição  cidadã nos processos de comunicação e  principalmente diante a participação da sociedade em assuntos de interesse publico.  As atividades de comunicação são atividades iniciais, primordiais para a implantação de políticas publicas.
 Cabe ao Relações Públicas em órgão públicos planejar  a  inserção de estratégias de  comunicação que atinjam o publico de interesse, voltadas para  as necessidades da população: informação, orientação e esclarecimentos sobre direitos, deveres e ações do poder público. O RP objetiva acima de tudo a transparência das ações do setor publico através de estratégias de comunicação, envolvendo os cidadãos de diversas formas. O RP através destas estratégias, proporciona visibilidade a instituição, bem como legitima  as ações organizacionais de interesse público.
            Conforme Simões (1995) as Relações Públicas vinculam-se aos objetivos políticos das organizações. No entanto, voltar-se para a opinião pública, indica uma nova forma de gestão adotada pelos Relações Públicas, principalmente em órgão públicos. A preocupação e a importância das relações sociais, da transparência das finanças públicas, das necessidades da comunidade, se voltam para estratégias de comunicação, onde a troca de informação e a  ação de cidadania,  proporciona  ao Relações Públicas e a instituição representada a construção de uma imagem e uma nova identidade de gestão e administração pública.
            As estratégias de Relações Públicas contribuem para a consolidação de uma participação cidadã nas políticas públicas. Conhecer  os anseios e entender a sociedade,  suas   necessidades e a  partir deste diagnostico enfatizar o objetivo de orientar as ações do poder público. Através de estratégias que atendam a opinião publica. Atuar em busca de um melhor relacionamento entre cidadão e instituição é uma tarefa constante de Relações Públicas que atua diariamente  com questões de interesse público. Segundo Kotler, as empresas precisam fazer malabarismos para equilibrar os sempre conflituosos critérios de lucros, satisfação das necessidades de consumidores e interesse público.Ao setor publico a missão de instigar os cidadão a exigirem os seus direitos, bem como   conhecer os seus deveres através de processos comuniciacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário