segunda-feira, 29 de março de 2010

Até que ponto a comunicação organizacional avança na pesquisa de Relações Públicas

          
          A comunicação organizacional avança na pesquisa de relações públicas, por ser entendida e estudada como um setor estratégico, que agrega valor e possibilita, através das relações públicas, ações de inter relações, bem como de mediações. Assim, cabe a comunicação organizacional o pensamento estratégico e as relações públicas a efetivação deste pensamento, interligando a comunicação organizacional as relações públicas, através de um planejamento estratégico. A partir do estudo em que a comunicação organizacional é um conjunto de ações que afetam a organização e as relações públicas desenvolvem ações e estratégias para gerenciar a comunicação organizacional.
             A comunicação organizacional é a área do pensamento responsável pela permanente busca de teorias e pela transformação destas em modos interpretáveis, pelos agentes da comunicação, representados pela área de relações públicas, as quais, por sua vez, são as teorias, as estratégias e os conjuntos de técnicas e de instrumentos que buscam a opinião pública favorável a um determinado objetivo. Para se compreender e conhecer a atividade e as ações de relações públicas é preciso primeiramente conhecer e pesquisar a comunicação organizacional para assim se avançar na pesquisa de relações públicas. O avanço da pesquisa, se da pelo reconhecimento da comunicação organizacional, que para Kunsch, é a disciplina que estuda como se processa o fenômeno comunicacional dentre das organizações. Conhecendo esse processo, é possível diagnosticar as ações, o trabalho, o perfil, estratégias e planejamentos de relações públicas.
               A comunicação organizacional avança a pesquisa, pois é um instrumento essencial na determinação das pesquisas em relações públicas. Para a implementação de programas de relações públicas é importante conhecer os públicos, os relacionamentos e a comunicação organizacional. De acordo com Kunsch (1997), para as relações públicas serem eficazes, têm que atuar em parceria com os outras subáreas da macro área da comunicação. A comunicação organizacional é constituída pela comunicação integrada, institucional, mercadológica, interna e administrativa. O seu entendimento propicia pesquisar as relações públicas. Pois, suas estratégias e ações são geradas e tem por base a comunicação organizacional.
            A pesquisa em relações públicas esta voltada para diversas áreas, não necessariamente para a comunicação. Assim, a comunicação organizacional faz parte de enfoques de base para a pesquisa em relações públicas, avançando e qualificando a pesquisas, por exemplo, quando esta voltada ao contexto do mix da comunicação e ao entendimento da comunicação organizacional. De acordo com Ferrari (2008) para tratar de teorias e estratégias de relações públicas é necessária uma reflexão anterior sobre o conceito de comunicação e sua importância no sistema social.
           A comunicação deve ser entendia em uma dimensão intrinsecamente social, comunitária e política para servir como ponte e permitir a interpretação dos significados dos relacionamentos entre as pessoas e o sistema social. Neste caso, o entendimento da comunicação organizacional propicia as pesquisas em relações públicas.

CHAGAS, Daiana Weber

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