COMUNICAÇÃOCOMUNICAÇÃOCOMUNICAÇÃOCOMUNICAÇÃOCOMUNICAÇÃO
CHAGAS, Daiana W
Relações Públicas promove e administra relacionamentos. E a importância desses relacionamento esta diretamente ligado a prevenção e o gerenciamento de conflitos, através de estratégias e programas de comunicação. O Profissional em sua função de gestor da comunicação da organização, bem como, o ator principal que desenvolve atividades de responsabilidade social, por exemplo.
As relações públicas trabalha principalmente com o lado institucional e coorporativo das organizações. Elabora estratégias comunicacionais de relacionamento, programas de comunicação, também gerencia conflitos. Kunsch(2003), diz que, cabe ás relações públicas gerenciar o processo comunicativo dentro das organizações. Buscam criar e assegurar relações confiantes ou formas de credibilidade entre as organizações e os públicos com os quais elas se relacionam.
As relações públicas trabalha principalmente com o lado institucional e coorporativo das organizações. Elabora estratégias comunicacionais de relacionamento, programas de comunicação, também gerencia conflitos. Kunsch(2003), diz que, cabe ás relações públicas gerenciar o processo comunicativo dentro das organizações. Buscam criar e assegurar relações confiantes ou formas de credibilidade entre as organizações e os públicos com os quais elas se relacionam.
O planejamento estratégico da comunicação organizacional enfatiza valores e facilita processos e mediações, assim como aproxima a organização com os seus públicos. Uma ferramenta muito utilizada pelos RPs é o marketing. O marketing, como área administrativa e estratégia, visa atingir o mercado. Agregar valor econômico e ajudar na consecução dos objetivos mercadológicos das organizações. Para Kusnch(2003), as relações públicas desenvolvem atividades em parceria com o marketing e em apoio a ele, mas fica subentendido que elas têm funções distintas.
Marketing..... o termo usado! brincadeiras a parte, o marketing é uma ferramenta estrategica usada pelos RP, sob os termos: MKT institucional, MKT social, MKT institucional, MKT verde, MKT de relacionamento, MKT corporativo, MKT de vendas etc
Relações Públicas desenvolve diversas funções dentro de uma organização: função administrativa, estratégica, mediadora e política. Uma das atribuições importantes de relações públicas é o trabalho com as questões relacionadas a visibilidade interna e externa e á identidade corporativa das organizações.A comunicação é um organismo essencial e indispensável para que as relações públicas possam interceder relacionamentos organizacionais com a diversidade de públicos, a opinião pública e com a sociedade. Almeja a estabilização entre os interesses das organizações e os de seus públicos.
Mas quase em todas organizações, existem problemas na comunicação, ou seja, barreiras comunicacionais. Para Kunsch(2003), barreiras são os problemas que interferem na comunicação e a dificultam. São “ruídos” que prejudicam a eficácia comunicativa. As barreiras gerais ou comuns podem ser de natureza mecânica, fisiológica, semântica ou psicológica.
Em uma organização á diversas formas de comunicação e de estabelecer relacionamentos. Este, podem ser formais ou informais. Informal são as relações sociais entre as pessoas e formal é a que procede da estrutura organizacional, de onde ocorre a troca de informações pelos mais diferentes veículos impressos, visuais, auditivos, eletrônicos, telemáticos. A rede informal é variável, transmite informações extra-oficiais e boatos. Também ocorrem em diferentes fluxos: descendente, ascendente e horizontal.
Segundo Giselle Grando(2008), a falta de informação ou a sua ausência cria uma condição de ambigüidade que se torna um terreno fértil para o surgimento de boatos. O elevado grau de ansiedade e insegurança vai facilitar o seu aparecimento que expressará as tendências inconscientes de um grupo. Cabe às relações públicas planejar e trabalhar a comunicação da organização e principalmente evitar os boatos.
No contexto atual da globalização em que vivemos, ressalto a citação da Aberp, a qual diz que, numa economia em crise, como a nossa, relações públicas é uma alternativa para maximizar o retorno dos investimentos em comunicação.
A preocupação com questões relacionadas ao social, ao meio ambiente e a sustentabilidade, tornou-se uma atividade básica de relacionamento de uma organização com a sociedade. È dever das organizações a construção da cidadania. Segundo o Instituto Ethos a responsabilidade social faz parte da gestão das organizações. A comunicação organizacional faz parte do processo administrativo de uma organização, sendo esta, um meio de se estabelecer relacionamento entre públicos.
Referência Bibliográfica
Kunsch, Margarida Maria K. A Comunicação nas Organizações. In: Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. São Paulo: Summus, 2003
Grando, Giselle Bruno. Redes Informais por um diálogo interno mais eficaz. In: Faces da Cultura e da Comunicação organizacional. São Paulo: Difusora: 2008.
Kunsch, Margarida Maria K. Relações Públicas nas organizações. In: Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. São Paulo: Summus, 2003
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