quarta-feira, 23 de junho de 2010

DE olho na IMAGEM..... na REDE!!!!!

      CHAGAS, Daiana Weber
         Engraçado, mas quando falamos em imagem a primeira coisa que nos vem em mente é a imagem física de uma pessoa ou de algo imóvel, no caso de empresas, a estrutura da instituição ou seus produtos. Em um segundo momento, imagem nos lembra marca, formas como observamos e vemos algo. E finalmente a “imagem”, ou seja, a reputação e a identidade que temos, que criamos e que a mídia e as redes sociais estão idealizando, julgando e apresentando a milhões de internautas. Então, fiquem de olho e cuidado, a imagem GROTESCAMENTE falando, é tudo!!!!
         Uma forma de "ficar de olho" é através da auditoria de imagem. No Brasil e até mesmo em Santa Maria existem empresas e profissionais especializados. Há diversos critérios que podem ser utilizados para auditoria de imagem de mídia por uma empresa na Internet. A auditoria de imagem, após o “boom” das redes sociais, tornou se uma “dor de cabeça” para muitas empresas, pois há inúmeras formas da empresa estar na rede, não sendo necessariamente em site de noticias.
        A imagem e a reputação das organizações constituem-se fatores de grande valor e precisam ser constantemente monitorados. Mas monitorá-los se tornou algo extremamente complicado, pois a Internet oferece a oportunidade a milhões de internautas de exporem suas opiniões de inúmeras formas. Mas as organizações devem ter elencados através de pesquisa e conhecimento de sites de opinião pública, para assim mensurar a sua imagem. Isso depende de organização para organização, ou de pessoa para pessoa. Mas apenas conhecer o que esta sendo postado não adianta para uma auditoria, cada organização deve elencar suas formas de auditoria e de avaliação de imagem.
          Por exemplo, se estou auditando a imagem de uma pessoa pública: mensurar imagem através de sites de informação mais relevantes, site de informação, site de “fofocas”, blogs, paginas pessoais (site, orkut, blog, etc). O que mensurar e, de que forma serão avaliados pelo profissional (RP) de acordo com a pessoa a ser analisada, sua profissão e o que se deseja trabalhar com esta auditoria.
         Além de estarem atento “DE OLHO” nas redes sociais (que incluem o Orkut, o Facebook, o Twitter, blog e os grupos de discussão). As organizações ou as pessoas públicas, deveriam ter uma pessoa especializada ou uma empresa para fazer a auditoria de imagem. Vale lembrar que nem tudo que é postado e dito na internet tem relevância. Assim, a empresa/organização deve ter no mínimo o conhecimento de 3 fontes de informação pela internet. Caso a empresa não possuir profissionais, nem uma assessoria, deve ao menos pesquisar constantemente na web o que esta sendo postado nos sites e nas redes sociais. Lembrem-se: responder as criticas dos jornalistas nem sempre é uma boa estratégia.
          O Clipping diário dessas informações é o primeiro passo para a mensuração da imagem e para posteriormente o planejamento da imagem e ações de comunicação.

Dicas e mensurar informações nas redes sociais:

As comunidades no Orkut: muitas empresas possuem comunidades positivas e outras negativas. Como, por exemplo, “eu odeio empresa tal”. Através das opiniões postadas no Orkut é possível pensar em estratégias que atendam a este público. Assim é importante acompanhar as comunidades criadas no Orkut. A empresa pode ter uma comunidade oficial e responder os clientes sobre duvidas e sugestões.

Twitter: è o meio de comunicação extremamente veloz! Dinâmico e critico! Portanto, muito cuidado!! As empresas devem estar atentas as informações postadas no twitter, sua forma e mensuração torna-se difícil, em vista que o clipping diário não seria o suficiente, pois muda muito em hora em hora. Mas, mesmo assim as empresas, os comunicadores e os responsáveis pela auditoria de imagem devem caso seja necessário elencar ferramentas para a auditoria deste meio. O Twitter pode ser mensurado através da ferrramenta: Search Twitter. Atenção: um profissional especializado é o mais indicado para gerenciar esta ferramenta.

Blogs: são grandes formadores de opinião. Pois muitos são criados por pessoas que por não poderem publicar na mídia tradicional, optam por um meio alternativo e muito perigoso nos dias atuais. Os blogs devem ser rastreados e acompanhados pela empresas. Cada organização conforme o seu setor e deve elencar determinados blogs para a sua auditoria, ou temas. A auditoria nos blog pode ser feita em sites de busca, através do uso de expressões, assuntos e palavras. A mensuração dos blog pode ser através da ferramenta Technorati.

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