terça-feira, 24 de novembro de 2009

Da telenovela à sala de aula: conflitos e aprendizagens




Acessar artigo: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2009/resumos/R4-1460-1.pdf

Experiência em desenvolver este projeto:

A experiência de estudar a realidade da educação representada na novela “Caminho das Índias” e cruzar com a realidade da Escola Estadual Amália Germano de Paula, foi gratificante e construtivo. Possibilitou acreditar em uma educação transformadora. O contado direto com os alunos, com o ambiente escolar e professores, fez com que eu entendesse, criticamente, a relação entre o que a mídia aborda e o que a escola trabalha com seus alunos. Antes de realizar o primeiro contato tive medo de entrar em contradição entre os grupos focais de professores e alunos, mas isso não aconteceu. O maior desafio se deu com os professores, pois apenas um deles não enfrentava nenhum tipo de problema indisciplinar. Chamou-me atenção a interação entre a escola, a comunidade e a família. Essa aproximação e co-responsabilidade possibilitou que a escola desenvolvesse atividades comunitárias com seus diversos públicos, contribuindo com seu objetivo maior, o de formar jovens cidadãos.
A experiência não foi totalmente primária para mim, como filha de educadores, acompanho há anos a realidade da educação escolar. Mas, o elo entre a educação e a mídia me fez observar e analisar essa realidade sobre um novo viés. Tanto na vida profissional como pessoal esta experiência fará parte do meu perfil e das minhas percepções. Entendo agora, que tudo é conseqüência da educação! 

                                                                                                                                                       Daiana Weber Chagas

Nenhum comentário:

Postar um comentário